terça-feira, 19 de maio de 2009

Crise institucional no Brasil?


Debate em andamento na comunidade - Brasil, País do presente - BPP
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=3735000&tid=5337279546241238570&na=4

País à beira de uma comoção institucional??

Publicado em 15/05/2009wikiMirna Cavalcanti de Albuquerque. RJ-RJ.A situação é por demais grave para que eu deixasse de transmitir aos leitores a matéria abaixo. Quem fala não necessita de apresentações. Leiam, por favor, e inteirem-se sobre o assunto que diz respeito a todos os brasileiros..

País está à beira de uma comoção institucional, afirma Bonavides.Fortaleza (CE), 15/05/2009 - Considerado um dos maiores juristas do País, o professor Paulo Bonavides afirmou em palestra de abertura do 3° Congresso Latino-Americano de Estudos Constitucionais, em Fortaleza, que o Brasil está à beira de um colapso institucional motivado por uma grave crise de legitimidade que atinge os Três Poderes. “O Brasil se acha bem perto de uma comoção institucional, que levará o povo às ruas, em protesto. Só a cegueira governante das elites políticas, que atraiçoam o povo e a nação, não tem sensibilidade de perceber que estamos com os pés à beira do abismo”, avaliou. A avaliação do jurista, cujos estudos na área de constitucionalismo ganharam destaques nacional e internacional, foi feita durante a palestra “Qual a ideologia da Constituição?”..Na visão do constitucionalista Paulo Bonavides, prêmio Ruy Barbosa da OAB Nacional, apesar da estabilidade de governo conquistada pelo País com a promulgação da Constituição de 1988, a conduta corrupta que é verificada nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário leva o País ao risco de desordem institucional, em que o povo buscaria nas ruas retomar os direitos democráticos previstos na Constituição. Neste aspecto, o jurista é otimista: “A corrupção dos altos poderes não terá força para revogar os direitos e as regras sociais consagradas na Constituição”, afirmou..Na palestra seguinte, o presidente da OAB Nacional, Cezar Britto, afirmou que a defesa dos princípios democráticos constitucionais é um dos objetivos fundamentais da existência do Poder Judiciário.

Fuuma:
Sabem o que não entendo nisto tudo??É as palavras do responsável p/ OAB!!karakas??se muitas coisas que acontecem de errado no Judiciário, sempre tem bons e ótimos advogados p/defenderem causas,que achamos injustas, então como pode ele aceitar tla proposta???Ps- Não seria melhor o Exercito,voltar ao Poder???

Marcello:
Oda, meu véi...
discordo do jurista...Ele fala como se algo novo estivesse acontecendo. Vi exageros em sua palestra. O Brasil nunca esteve livre da corrupção. Já temos debatido que ela é cultural e de certa forma "aceita" pelo ente invisível que chamamos de sociedade, que também é corrupta na base do "jeitinho". Em minha análise nada tendenciosa, diga-se de passagem, o problema todo é o LULA e explico porque:LULA "deu certo" demais!...observe as aspas. Não são de puxa saco, mas, sociologicamente falando. A "doutrina" LULA, emprestando o termo norte americano, ao priorizar os programas assistenciais, mantendo uma política econômica de responsabilidade e investindo pesadamente em infraestrutura por meio do PAC, aliada a uma figura carismática que o coloca como o segundo líder mais popular do mundo atrás apenas de Barack Obama, e a visiblidade mundial conseguida pelo Brasil nos últimos anos, simplesmente ofuscou os, já nada brilhantes,legislativo e judiciário, ou seja, enquanto o executivo nada de braçadas nos assuntos relevantes para o país, do congresso só vem nóticias de corrupção. Os caras se reúnem duas vezes por semanas para debater pautas absolutamente irrelevantes, o que deixa o executivo a vontade para emitir a s MP´s. O judiciário é aquilo que nós vimos pela TV. Brigas internas, um presidente "candidato a presidente,me acredite, dizem que o GM pretende se candidatar".Em suma, não há crise institucional alguma e muito menos comoção...o que há é um desespero dos poderes em que o executivo atual se perpetue no poder a partir de uma "revolução" que começou com o primeiro mandato de LULA. Além do mais, o brasileiro, se sair àsruas em algum momento só se for para apoiar o executivo, como quando reagiu aquela baboseira do "cansei".Dilma está aí, como uma assombração para os que anseiam pelo retorno do Brasil à era pré LULA. Portanto, Oda, se há uma crise, ela está no legislativo e no judiciário, que vivem encastelados, envoltos em corrupção,apenas tramando o próximo golpe que darão no povo, pobre povo.

Nenhum comentário: