sábado, 21 de agosto de 2010

O Efeito Tiririca...


Pois é, em toda eleição o horário eleitoral gratuíto no rádio e na TV é marcado por algumas ilustres figuras que amenizam o tédio que o caracteriza.

Desde o célebre "meu nome é ENÉIAS!!!", uma profusão de candidaturas caricaturadas vêm roubando a cena em cada campanha.

Ao mesmo tempo que desperta indignação em alguns mais "politizados", outros se divertem com o seu exibicionismo ousado e debochado. Convém lembrar que Enéias, foi eleito com votação recorde arrastando consigo outros candidatos inexpressivos da sigla por conta do tal coeficiente eleitoral.

Penso que é preciso compreender um pouquinho como funciona este complexo universo político antes de assumir uma posição de desprezo pelo tema, postura padrão dos teleguiados pelo senso comum.

Primeiramente é preciso que se esclareça que qualquer brasileiro tem o direito de disputar uma eleição, desde que preencha alguns requisitos básicos. Os candidatos, para aparecerem no horário eleitoral tem que preencher tais requisitos, portanto suas candidaturas são absolutamente legítimas.

Os partidos necessitam de uma representatividade mínima no congresso a fim de atingirem seus objetivos. Valer-se de candidatos caricaturados é uma dentre várias estratégias possíveis para se chegar a esse fim. As celebridades, por já serem conhecidas do grande público, que por sua vez já se mostra arredio à política,parece ser uma aposta eficaz destas agremiações partidárias.

Cabe ao cidadão eleitor politizado julgar a viabilidade ou não de tal candidatura e pronunciar o seu veredito nas urnas.

O candidato caricaturado mais celebrado desta eleição é o comediante TIRIRICA, nome artístico de Francisco Everardo Oliveira Silva, cantor, compositor e humorista brasileiro.

Nascido e criado no Nordeste, desde os 8 anos trabalhando em circo, Tiririca é candidato a Deputado Federal.

A sua fala, não obstante o pouquíssimo tempo de que dispõe dentro do horário eleitoral gratuito  alardeou comentários por toda parte, chocando alguns e divertindo outros.

Fazendo uma análise crítica tanto do conteúdo da fala quanto do estereotipado emissor da mensagem, em síntese, eis o que penso:

Ninguém a não ser o Tiririca poderia dizer:

"Vote no Tiririca, pior do que tá num fica"

Tiririca é candidato a Deputado Federal, ou seja, pleiteia uma vaga na Câmara, que é um circo por excelência. Assim, caso eleito, só vai trocar de circo. É de domínio público que a Câmara dos Deputados é umas das instituições mais desacreditadas desse país, daí sua fala reproduzir um sentimento coletivo, "Pior que tá num fica"!!!

Quando ele pergunta: "O que é que faz um Deputado Federal"? ele expressa uma dúvida que não é somente dele, mas de grande parte do eleitorado nacional, haja vista a disciplicência com que se vota para esse cargo. Seu raciocínio lógico é de que se o povo nem sabe para que serve um Deputado Federal, a quem importa o eleito? Ele ainda promete dividir com a massa ignorante o que descobrir sobre os ofícios do cargo.

A fala de Tiririca, portanto, incomoda mais pela verdade nela contida, ainda que inconsciente para seus críticos, do que o deboche puro e simples. Certamente uma cuidadosa e bem elaborada peça de marketing.

O dado concreto nisso tudo é que se Tiririca for eleito, e acredito que o seja, o povo pela primeria vez terá um representante legítimo no congresso. Afinal, é como os congressistas que elegemos no vêem...

...verdadeiros palhaços.

7 comentários:

Unknown disse...

Ontem estava comentando com a familia a "Quantas anda a politica", o tiririca é só mais um que está lá, existem tantos outros que tem nome mas não tem a devida competencia de assumir um cargo politico brasileiro, só que o problema que muitas vezes as pessoas não tem a ideia da arma que elas tem na mão e colocam pessoas incompetentes para optar por elas e criar leis e outras coisas que muitas vezes prejudicam a sociedade!!!
Quando o politico é corrupto é fácil criticar, mas quem lembra de seu voto? na eleição passada você votou em quem? quais eram as propostas? reflita sobre isso, anote as propostas dos canditados e cobre, você tem esse poder nas mãos!!!
abraço.

Manasses disse...

Sua análise está perfeita. A frase de Tiririca é contundente, verdadeira.
Quem critica o humorista é demagogo. Não somos representados. O povo é bem pior do que os políticos, as instituições, o poder judiciário. Este último é um exemplo clássico de que formação não significa compromisso.
Se pelo menos o judiciário funcionasse, poderíamos até colocar alguns políticos na cadeia.

Não voto em Tiririca porque não moro em São Paulo. Infelizmente, vou ter que anular meu voto na Paraíba.
Manassés de Oliveira
Jornalista
Picuí-PB

Unknown disse...

Há principio achei uma verdadeira comédia ver o Tiririca se elegendo, porém em seguida achei uma verdadeira barbare quando parei pra pensar realmente no assunto. Sabemos de fato que a politica em si esta uma verdadeira palhaçada, porém assim creio que não precisamos de mais um palhaço para nos representar, até porque se quisermos ver um palhaço é só ir no circo mais proximo ou ligar a tv em shows humoristas.

Unknown disse...

essa politica agora pela primeira vez eu estou vendo ela bem diferenciada.com varios cadidatos suprendentes um delis é um tiririca,que eu fiquei passada quando vi ele si cadidatando, no começo dei muita risada,num dei nada pelo tiririca.depois parei para pensar ele num iria si candidatar so por si cadidatar ele sabe um qui ta fazendo.acho erradp as pessoas acharem que so pq ele é humorista ele naum podi ser um bom candidato tem nada aver.eu penso que ele podi sim mostrar que ele podi e que esse lado deli de ser alegre ,bem humorado num quer dizer nada.não podemos jugar ngm.
mesmo que é melhor ele sendo humorista do que ficar na politica.isso num tem nada aver com ele..mais um brasil sabe um qui faz e sabe em quem volta.ele si candidatou foi uma opção dele.vamus ver um qui vai dar!

nome:sueli silva de souza

n:43 2 Q (noturno)

Marcelo de Paula disse...

Pois é, pessoal. Eleição concluída e temos aí Tiririca eleito com 1 Milhão e 300 mil votos!!! Mama mia!!!
Voto ignorante? De protesto? Consciente??? Façam suas apostas...

De minha parte, tenho a dizer que:

Melhor um palhaço analfabeto do que intectuais ladrões que adoram fazer o povo de palhaço!

Anônimo disse...

o slogan de Tiririca é uma grande verdade!!
usado de forma contrária então??
nem se falem.....
votem em Tiririca: pior que isso não fica.
heheheheheheheh
tomara que não piore mesmo.....

Unknown disse...

O CABRA foi eleito, como se ninguém soubesse que daria nisso, afinal se até Clodovil foi eleito quem dirá Tiririca, mas duvido muito que ele fique, é mais provável que outro por trás fique no poder.
Agora é só aguarda...