quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Considerações políticas em tempos de eleição 2


POR QUE DILMA NÃO FATUROU NO PRIMEIRO TURNO?

Era para Dilma Rousseff ter sido eleita no ultimo dia 3 em primeiro turno como a primeira presidenta do Brasil.

Na derradeira semana, entretanto, fatos isolados frustraram, a campanha petista e adiaram o processo.

Muita coisa pode ser dita sobre o ocorrido, mas parece que toda análise passa necessariamente pela questão da religiosidade.

O Brasil é um país cristão em sua maioria e o aborto, portanto, um tema sensível demais para ser tratado com negligência pela campanha petista. As urnas não perdoaram. Esse episódio por si só ja seria desastroso para os planos de vitória em primeiro turno. Soma-se a isso uma campanha difamatória que ganhou rapidamente a internet atribuindo a Dilma frases anticristãs e o estrago estava feito.

Nos dois episódios, a campanha petista demorou demais para reagir. Bobeira geral!Quem sabe em função do clima predominate do "já ganhou"!

O dado concreto é que as campanhas por mais bem elaboradas que sejam, com profissionais qualificados, ainda falham em suas avaliações.

O grande equívoco da equipe da candidata no meu entender, foi a subestimação do eleitorado religioso, particularmente o evangélico. Um rebanho que soma 25 milhóes de ovelhas e que, em grande medida, dizem amém sem pestanejar aos apelos de seus pastores. Em 2006 quando elaborei o meu TCC de Sociologia "Lógica Comercial no Âmbito da Fé" ja apontava para o crescente poder político desse seguimento social.

A equipe de Serra, por sua vez cometeu erros desde o início, fazendo experimentos durante toda a campanha. Igualmente, foí punido nas urnas, só que foi beneficiado pelos votos que migraram para Marina, ironicamente, a única evangélica dentre os candidatos.

O curioso agora, é que o voto dos evangélicos, subestimado por ambas as campanhas se torna o fiel da balança para decidir a eleição em segundo turno.

A Serra cabe saber capitalizar em cima dos erros da adversária e a Dilma trabalhar para que o remendo não saia pior que o soneto.

Seja como for, esta é a típica eleição de prognóstico difícil.

Quem será eleito?

Só Deus sabe.

Nenhum comentário: