sábado, 23 de outubro de 2010

Revolução à francesa


Ser governo, definitivamente não é tarefa fácil. O problema que a França enfrenta hoje, chegará mais cedo ou mais tarde em diversos países, inclusive no Brasil. O défict das previdências mundiais é o preço pelo avanço da tecnologia na medicina. As pessoas estão vivendo cada vez mais. Em contrapartida não está havendo uma reposição de mão de obra proporcional aos que se aposentam. Menos pessoas estão nascendo. É evidente que os dias de hoje são outros, mas não há como não evocar a célebre fala de John Kennedy na década de 60:

"Não perguntem o que os Estados Unidos podem fazer por nós, mas o que nós podemos fazer pelos Estados Unidos"

Os franceses, com seu histórico de politização, são altamente sensíveis quanto as suas conquistas sociais e por isso foram às ruas protestar.

Na época de Kennedy, o contexto de guerra fria unia a nação norte americana em torno de um só objetivo, o combate ao inimigo comum, o comunismo. O discurso presidencial encontrava guarida nos corações que estavam predispostos a delegar ao Estado todos os seus direitos com vistas ao bem comum.

A França moderna parece não ter um inimigo comum que justifique postura semelhante.

Seja como for, o dado concreto é que ninguém quer pagar a conta da crise gerada pelos avanços da tecnologia. Tudo tem o seu preço. A sociedade francesa, e não só ela, mas a sociedade global precisa refletir sobre essa realidade presente, o custo do bem estar social.

Os teóricos debatem, mas o senso comum precisa entender que tudo que se ganha de um lado, se perde por outro, ainda mais no capitalismo.

Trago um link de acesso às fotos que retratam o atual momento frances...

http://especiais.ig.com.br/zoom/protestos-e-greve-na-franca/

30 comentários:

Anônimo disse...

E.E. Prof. José Vieira de Moraes
Bruna Espejo Sobral
Nº 10
2º ano N

O que está acontecendo na França atualmente deve servir de exemplo, não só ao Brasil, mas a boa parte do mundo que vem acomodado nas decisões "infundadas" (aonde só eles vêem motivos para tais decisões) do governo.
Foram mais de 500 mil pessoas nas ruas protestando, 51% da população concordando com a greve nos transportes, mais de 2 mil pessoas presas. Essa revolta estava levando o país a uma autêntica paralisação.
Após confirmada a reforma na previdência social, os protestos continuam acontecendo, mas vieram perdendo força, mesmo com as greves. O governo França, quase que literalmente ignorou a revolta do povo francês.
Estes protestos são SIM necessários. Muito além de uma revolta contra 2 anos a mais, é uma revolta contra um aumento na idade mínima para a aposentadoria, que provavelmente, não irá parar ai. Um exemplo no Brasil, aqui em São Paulo mesmo, é o constante aumento da passagem, que na última vez trouxe revolta a população paulista. Entretanto, as manifestações foram violentas, como a maioria dos (poucos) protestos que acontecem no Brasil. Os protestos na frança servem para fazer com que os estudantes brasileiros percebam o que o governo vem fazendo conosco. Cada vez mais nos alienando, nos tratando como estúpidos, como se não percebêssemos o quão absurdas as coisas dentro da política vem sendo. A juventude brasileira deve ver, a partir do exemplo da juventude francesa, a chance, o direito da revolução.

Unknown disse...

EE.Prof.José Vieira de Moraes
Gabriela Lourenço nº 20 - 2º O

Com a série de acontecimentos ocorridos na França, e com a mídia divulgando a todo momento noticias e fotos sobre o caso, podemos refletir sobre o assunto, e até fazermos uma comparação com a nossa sociedade.
Os franceses tem nos mostrado que lutam por seus direitos, vão as ruas sem qualquer tipo de temor e estão atras de algo que é lhe são de direito. Será que nós brasileiros, fariamos a mesma coisa? Ou seja, sair da nossa rotina, juntar outros miliares de cidadães interessados em seus direitos e ir as ruas para te-lo? Esse é um caso a ser pensado, o Brasil devia sim seguir o exemplo não só dos franceses, mas te todos os outros povos que vão para as ruas em busca de democracia.
Infelizmente não só são pontos bons nessa história, o país esteve num imenso caos, pessoas foram feridas e presas, transportes e afins foram paralizados, mas para eles tudo isso valeu a pena, afinal quando se entra numa motivação desse porte já se é esperado consequencias desse tipo.
Mas o que mais me admira nisso é a incrível cooperação e força de vontade te todos. Vi reportagens e fotos desse episodio e pude perceber como as pessoas estavam unidas a todo o momento.
Será que nós brasileiros fariamos isso? Será que não seria difícil demais, levantar de nossas camas pra ir lutar lá fora por um Brasil melhor? Essas perguntas deveriam estar na cabeça de cada um de nós todos os dias.

Unknown disse...

E.E.Prof. Alberto Salotti
Vania da Conceição Santana
Nº41
2º ano B


Bom , os franceses diferente de nós brasileiros lutam e protestam pelo seus direitos e aquilo que é certo e bom para povo e para o pais .Mais ao mesmo tempo essa luta e os protestos que eles fazem também podem ser errados em relação a afetar e destruir a cidade, pixar aeroportos, estações etc ... mais também se eles num fizessem isso eu acho que nenhuma outra forma de protestar iria resolver esse problema .Essa luta contra a reforma previdenciária que elevara a dois anos a aposentadoria é ruim em relação a pessoa que aos 60 anos poderia se aposentar e agora só vai poder se aposentar aos 62 anos devido a essa nova reforma previdenciária.O próprio governo que piorou a situação da cidade , porque se essa reforma previdenciária não ocorrece tenho certeza que não aconteceria isso tudo.

Anônimo disse...

E.E.Prof.Alberto Salotti
Valesca Rodrigues de Góes
Nº39
2º ano B


Os franceses nesta luta contra o aumento da aposentadoria nos mostra que eles lutam pelos seus direitos,o que é diferente aqui no Brasil se acontecesse um caso desse aqui no Brasil eu acho que não iriamos protestar e nem fazer o que os franceses estão fazendo neste protesto.Então o povo frances é mais decidido tomam atitudes em casos como esse diferente de nós.O povo frances em parte de protesto é um exemplo para a gente que tambem podemos protestar contra esse tipo de acontecimentos .

Unknown disse...

A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. A Revolução Francesa também influenciou, com seus ideais iluministas, a Independência dos Estados Unidos, dos países da América Espanhola e o movimento de Inconfidência Mineira no Brasil.

Escola Estadual Alberto Salotti

NOME:Magda Alcantara N°:18
SERIE:2°D

Unknown disse...

Luiz Paulo N. Cabral n°35 série 2°N
E.E.Prof° José Vieira de Moraes
Hoje os jovens na França saem para lutar pelos seus direitos,o presidente francês declarou e confirmou que a aposentadoria de um francês será com 63 anos, levando franceses e muitos jovens a revolta,a França está em guerra,já a aprovação eletoral de Sarkozy já é menos de 30%,em prol de sua decisão de aumentar a aposentadoria.Associando essa idéia ao governo presidencial brasileiro Lula deixou como estava seus 83% de aprovação também devem muito a isso,ele não mexeu e não criou problemas para ele,mais com o futuro algum presidente terá que mexer e ai ele irá se complicar ou não se ele tiver ''um bom jogo de cintura''mas do jeito que o Brasil é nem prescisa de jogo de cintura por que o brasileiro é acomodado.
Sendo assim a idéia de aumentar a aposentadoria não é nada bom,não é bom para quem está quase se aposentando e para os jovens que ja sabem o que os esperam,por essas e outras o presidente tem que pensar bem antes de aprovar ou de fazer alguma coisa,dependendo da idéia ele estará''procurando sarna para se coçar''.

aqui voce me conhece disse...

E.E Profº Alberto Salotti
Vanessa Da Conceição Santana
Nº38
2ºE
Com esses acontecimentos na França eu percebi que existe um tipo de desigualdade social,em que o governo tem mais direitos do que a população.
Os franceses são mais ágeis do que nós brasileiros por que mesmo eles não tendo direitos eles lutam por isso fazendo protestos e se manifestando.Na verdade todos nós temos direitos de lutar e de conseguir aquilo que é certo e melhor parapopulação.

caio disse...

E.E.Prof.Alberto Salotti
Caio henrique coelho de souza
Nº5
1º ano I


Bom,a frança e uma pais bom mas eles lutaram por isso.Por que nos Brasileiros tambem não lutamos por nossos direitos e se tornamos um pais melhor!.Eu persebi que na França eles Os franceses tem nos mostrado que lutam por seus direitos, vão as ruas sem qualquer tipo de temor e estão atras de algo que é lhe são de direito.Os franceses são mais inteligentes e sabem usar sua mente,por que mesmo eles não tendo direitos eles lutam por isso fazendo protestos na frança,estava em uma inmensa batalha, mas para eles tudo isso valeu a pena. "enfim devemos ulvir tudo que nos falamos o devemos correr atras?".

Unknown disse...

Na minha opinião tentar fazer os aposentados trabalhanrem, mas não resolve os problemas,se o presidente tentar estimular os jovens a trabalhar isso poderia ajudar a melhora as crises...Porém ele também tem que mostra aos jovens o lado positivo de poder trabalhar e ajudar o país a sair das crises.
Laise S. de Lima Nº30 2ºN
E.E. Prof. José Vieira de Moraes

tati disse...

E.E.ALBERTO SALOTTI
TATIANE CAROLINE B. DE OLIVEIRA
N°37 2°B
ATUALMENTE A FRANÇA VEM PASSANDO POR UMA POLÊMICA E DELICADA SITUAÇÃO, POIS O PAÍS RECENTEMENTE APROVOU UMA REFORMA NA PREVIDÊNCIA SOCIAL AUMENTANDO ASSIM A IDADE PARA APOSENTADORIA; O GOVERNO ARGUMENTA QUE SEM ESSA POLÊMICA REFORMA NÃO PODERÁ SALVAR O PAÍS DA NEGATIVA SITUAÇÃO; MAIS POR OUTRO LADO O POVO FRANCÊS SUPER CONSCIENTIZADO DESDE OS VELHOS TEMPOS REINVIDICAM SEUS DIREITOS A PARTIR DE PROTESTOS.É PROVAVÉL QUE LOGO LOGO ESSA SITUAÇÃO CHEGUE AO BRASIL POIS COM O AUMENTO DA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS ESTÃO AUMENTANDO ELAS ESTÃO VIVENDO CADA VEZ MAIS E O RESULTADO DE TUDO ISSO PODERÁ SER O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA FRANÇA ATUALMENTE; MAIS ESTAMOS NO BRASIL UM LUGAR ONDE O POVO É MUITO ALIENADO E NÃO FAZ NADA PARA PODER REINVIDICAR SEUS DIREITOS; OS BRASILEIROS TALVEZ NÃO SERIAM CAPAZES DE FAZER O QUE OS FRANCESES ESTÃO FAZENDO. A ESPERANÇA QUE NOS RESTA É DE QUE ATÉ ISSO OCORRER AQUI AS PESSOAS; OS JOVENS POSSAM ESTAR MAIS CONSCIENTES NÃO SE PREOCUPANDO COM COISAS BANAIS MAIS COM O QUE REALMENTE INTERESSA; QUE NÓS POSSAMOS LUTAR PELOS NOSSOS DIREITOS; FAZENDO PELO MENOS UM POUCO DO QUE OS FRANCESES ESTÃO FAZENDO ATUALMENTE.

Unknown disse...

Juventude politizada francesa
hoje os protestos que estão ocorrendo na França e um reflexo de uma juventude politizada. Hoje na frança acontece um grande protesto pela aposentadoria , a população francesa vai ter de trabalhar mais alguns anos antes de se aposentar.
neste contexto percebemos que os jovens franceses forão educados a se manifestarem quando ocorre uma situação que prejudica a todos.
Por este fato os jovens de cada país devem ser politizados para que quando ocorrer esse tipo de situação, eles estarem preparados para uma resposta imediata ao governo de seu país.

E.E prof Alberto Salotti
Michel N. Cabral n°31 série 1° E

Unknown disse...

Estar bem custa caro. E quem realmente acaba pagando é a população. A França é um país bonito mas há um número crescente de pobres e de pessoas que, apesar de terem emprego, já não sabem como viver do seu salário.
Salários, emprego, reformas, condições de trabalho e serviços públicos estão na base da greve.No dia 13, cerca de 3,5 milhões de pessoas, segundo os sindicatos, e 1,2 milhão segundo a polícia, protestaram em todo o país contra a reforma, que aumentará de 60 para 62 anos a idade mínima para ter direito à aposentadoria e de 65 a 67 anos a idade para receber a aposentadoria completa. Mas é claro, Não serão os protestos das ruas que farão a reforma, que é indispensável,o dever de fazer a reforma é pelo interesse do país.
É bom que o Governo preste atenção porque, se a pressão continua, o clima social pode derrapar.

Natalia Gomes Lima
E.E Pro. Jose Vieira de Moraes
Nº38 2ºQ

rafa disse...

E.E. Alberto salotti
Rafael Rosa
N.25
2.ano D

Revolução Francesa era o nome dado ao conjunto de acontecimento entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799, alteram o quadro politico e social da França.Ela começa com a convocação dos estados gerais e a queda da bastilha que se encerra com o golpe de estado do 18 brumário de napoleão bonaparte.
Causando o antigo regime que ja estava pelo privilegio do clero e da nobreza que foi influenciada pelo ideiais do iluminismo e da idependência americana (1776),esta entre as maiores revoluções da história da humanidade.
Com isso os jovens franceses estão com toda a razão por aquilo que é certo, indo as ruas mobilizando as pessoas pois é direito deles que estão lutando , sendo um absurdo o que querem os politicos aumentando a idade de se aponsentar pois achão que depois de morrer que iremos receber , querendo que nos trabalhemos ate morrer...

obrigado professor !!!

Unknown disse...

E.E. Alberto salotti
Caroline de Moura Silva
nº06 2ºB

Atualmente a França tem passado por momentos complicados, pois as pessoas estão vivendo mais pelo fato de melhor qualidade de vida.Contudo para não levar as contas do Estado (Previdência Social)ficar digamos "no vermelho",o Estado decidiu fazer a Reforma Previdenciária.
A população entendeu os motivos, mas como não são como os brasileiro que são conformados,foram as ruas reenvindicar para que seus direitos permanecem os mesmos e ainda tivessem melhorias.
E isso levou uma série de conflitos entre população versus Estado. Onde deveria ocorrer a intervenção de uma terceira parte para intermediar as negociações.Cada parte tem suas razões para essas mudanças, que eles devem fazer é buscar um concenso onde ambas das partes façam um acordo onde saiam ganhando.O Estado não ddeve ganhar novas dividas e a população não sia sem ganhar uma Aposentadoria digna.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

E.E.Prof. Alberto Salotti
Leonardo Freitas de Souza nº15
2ºD

Os Franceses estão certos em correr atrás de seus direitos pois na democracia o povo tem que participar das decisões políticas e não ficar somente assistindo os governantes tomarem suas decisões políticas que na maioria das vezes são favoráveis somente á eles e não á população.
No Brasil infelizmente a população não é tão unida e politizada quanto a população francesa e por esse motivo é muito difícil que um dia possamos ver um protesto como esse aqui no Brasil pois apesar de sempre reclamarem da situação política do país a população brasileira também mostra um certo conformismo com essa situação a partir do momento que prefere ficar de braços cruzados do que tomar uma atitude como essa da população francesa.
A população francesa está correta e futuramente irá colher os frutos dessas suas ações e espero que essa atitude possa servir de exemplo não só para o Brasil mas também para outros países.

Gabriella Stefannie disse...

A Juventude Francesa mostra em seu protesto a luta pelo que consideram correto, já que com essa reforma a população que irá pagar os custos de todo esse desequilibrio. Na França vimos que o governo toma decisões, mas também vê seus reflexos, a população protesta contra o que acredita não beneficiar o todo. No Brasil, o governo faz o que quer, estão até querendo aumentar a idade para aposentadoria, será que as pessoas vão 'acordar' e reinvidicar ou vão deixar o governo fazer o que quer? permancer acomodados, no "tanto faz, tanto fez" ; O que as pessoas devem entender é que cada mudança afeta a vida de todos, não só de um e de outro, e que devemos lutar por nossos direitos, pelo que consideramos certo,
pelo que venha beneficiar a vida de todos, nós elegemos um candidato para nos representar, não para sermos alheios as suas decisões, devemos cobrar, e não se conformar, tolerar.

Aluna: Gabriella Stefanie N°: 18 Série: 2°A
Escola: E.E. Professor Alberto Salotti

Unknown disse...

E.E. José Vieira de Moraes
nº 29, 2° Ano O

Na minha opinião essa revolução têm sido a busca da "solução" de um problema
que futuramente traria muitas dores de cabeça ao governo da França,
a iniciativa dos jovens em lutar por seus direitos é ato que
podemos assim bem dizer, consagrado. E o mesmo problema que
está acontecendo lá também começa a afetar nosso país. Não
estou dizendo que devemos sair por aí colocando varias crianças no
no mundo, mas vamos pensar no seguinte exemplo se a cada dez
casais apenas um tiverem 2 filhos, como seria a nossa economia.
Hoje nós jovens com o nosso trabalho "pagamos" a aposentadoria
de pessoas que não têm mais condições para trabalhar. E eu
pergunto como será quando chegar a nossa vez Se irá ter talvez
a metade de jovens que temos hoje em dia?
Em geral concordo com os protestos que foram levantados na
França, é uma forma de tentar evitar um problema.

Unknown disse...

Os Franceses estãO de parabéns!
Acredito eu que nosso país nunca vai pra frente pois aceitamos tudo que nosso governantes nos propõe.O povo brasileiro ñ tem força de vontade.na França a cultura é outra,o povo é culto.Estamos num país de terceiro mundo ,explorado pelos grandes monopolios nacionais.

Nome:Marilia C. silva N°47 Serie:2°N
José Vieira de Moraes

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

E.E.Prof. José Vieira de Moraes
Victor Garcia
Nº 43
2ºano N
Podemos dizer que a França,mas em geral aos países que foram ou estão sendo prejudicados pela crise economica mundial que não foi resolvida por completa,eles estão tentando ganhar ou diminuir o gasto com a população que sofre em consequencia disso,como por exemplo o aumento da idade para se aposentar, grande parte da população mundial morre antes de chegar aos 63 anos de idade para se aposentar, as pessoas ficam revoltadas ocasionando em revoltas contra o governo em relação a esse absurdos,os politicos franceses estão tentando amenizar o gasto com a população, os jovem lutam para ter uma profissão, idosos após o 63 anos ainda trabalham para se sutentar,no Brasil os politicos estão aos poucos diminuindo esses gastos,aumentando os impostos o que provavelmente pode vir a ocasionar problemas no futuro.

Unknown disse...

A juventude de hoje na França mostra como se deve lutar pelos direitos,são cartazes, passeatas. discursos, greves, protestos(alguns com certa violência, que apesar de estarem certos não a justifica)
O governo Francês alega que este seja o jeito te tapar o burraco que se criará na sua economia, mas o modo como quer implantá-lo faz com que ao invés de democracia haja ditadura...Tornado os protestos válidos e na minha opinião corretos...
No Brasil, não vemos protestos como os da Fraça, os jovens daqui não são como os de lá, aqui são poucos os que vemos falar de politíca no seu dia a dia, talvez seja isso um dos problemas para haver uma mobilização conjunta, por exemplo: Se perguntarem pra um joven hoje quem é o atual Ministro da Fazenda, poucos ou quase nenhum saberá responder... Para começar a exigir nossos direitos primeiramente temos que exercer nosso diretito como cidadão.

E.E.Prof°.José Vieira de Moraes
Adriely do Nascimento Mendes N°02
Série: 2°N

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O mundo está tão cruel hoje dia que a população não estão querendo colocar filhos no mundo, mas não só por causa da violencia, o ser humano esta também destruindo o planeta terra, as atitudes de hoje são consequencias do amanhã, ou seja, os nossos filhosm pagarão pelas nossas atitudes, estamos cada vez mais egoístas, pensando apenas em nós mesmos e principalmente em ganhar dinheiro. No Brasil a política não parece ser muito levada a sério, mas quem provoca isso são os próprios políticos que só pensam em ganhar dinheiro, as pessoas cada vez mais estão desvalorizando a política, seus votos são vistos apenas como obrigação não como uma forma de mudar a sociedade.
Na França as coisas são totalmente diferentes, o governo la é tão valorizado que um probleminha que acontece a população ja reage com protestos, o mundo capitalista que nós vivemos só tem um objetivo: ganhar dinheiro, porém estamos perdendo o controle, prova disso foi o governo da França que não conseguiu controlar esse grande avanço e agora o povo esta reagindo sobre o assunto.
Acredito que se em todos os lugares a política fosse levada mais a sério, muitos problemas seriam evitados.

E.E. José Vieira de Moraes
Thainá Oliveira
N° 49
2°N

Thaynara disse...

Prolongar o tempo de trabalho é o motivo pelo qual os estudantes fazem os protestos,é um assunto onde existem pontos a se analisar, dois deles são: primeiro o emprego acupado por uma pessoa mais velha (60 ou 62 anos)este emprego pode ser ocupado por um estudante,a vaga ocupada por uma pessoa mais velha gera o desemprego dos estudantes, primeiro ponto analisado,e na minha minha opinião vai um voto apoiando os protestos dos estudantes.Segundo ponto a analisar é, nos paises escandinavos,paises de uma determinada região, paises esses como Suécia, Dinamarca entre outros são países onde o índice de emprego é muito importante e as taxas de desemprego são muito baixas. Nesses países o índice de maiores de 55 anos que trabalham é muito mais elevado que na França ou na média dos demais países europeus. Nesse segundo ponto podemos analisar que a França está sofrendo por uma crise economica muito grande e não pode ter a mesma desenvoltura que um país que não está sofrendo por isso, aí entra a questão quem quer pagar a conta da crise gerada pelos avanços da tecnologia ?.

Thaynara Barros Nº36
2ºE
E.E Professor Alberto Salotti
Período : Manhã

Unknown disse...

E.E Professor Alberto Salotti
Mauro da Silva Junior N° 20 2°d

Nos brasileiros temos muito que aprender com os francês que participam ativamente da política, e lutam por aquilo acham e acreditam que é certo. Enquanto no Brasil apenas votamos apenas pela obrigação e acatamos a decisão de nossos governantes.

Islana Dantas disse...

Aluna: Islana Dantas Nª 23 2ªB
Escola: Alberto Salotti

Os jovens aqui do nosso país deveriam usar os jovens da frança como exemplo. Ou seja: reclamarem menos e protestarem mais. Creio que protestar seria uma forma ótima para lutarmos pelos nossos direitos e fazer a voz do jovem brasileiro ser mais ouvida, já que o nosso pais não nos leva a sério muitas vezes. Claro que acredito que toda forma de protesto deve ser feita com respeito e sem violência, pois isso só gera uma bagunça desnecessária. Acredito que se conscientizando sobre as medidas que os outros países tomam e como a população lida com isso, pode levar o jovem brasileiro a querer expor mais sua opinião e sair para as ruas protestando assim como os jovens da frança.

Eduardo Rosario disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Rosario disse...

E.E Alberto Salotti
Eduardo Silva nº13 2ºB


Essa "Revolução à Francesa" não é nada mais do que fruto da consciência política do povo francês.
Que é o que realmente falta para que nosso país realmente melhore é isso "consciência política", pois a falta da mesma somada ao conformismo e comodidade do brasileiro é o que permite aos políticos fazerem o que quiserem, continuando com suas falcatruas perpetuando esse sistema corrupto que se instaurou,agindo sempre a sombra da impunidade pois sabem que o brasileiro é acomodado de mais para que faça alguma coisa contra isso.
Mas a verdade é que o povo é quem possui o verdadeiro poder para mudar e acabar com todo esse cenário lamentável que vemos hoje, seguindo o exemplo dos franceses reivindicando nossos direitos, saindo nas ruas para lutar por aquilo que nós queremos.