sábado, 24 de setembro de 2011

VEJA cada vez mais CEGA


TEXTO PÚBLICO EM RESPOSTA AO COLUNISTA AUGUSTO NUNES, DA VEJA, QUE ME AFRONTA DE FORMA VERGONHOSA, DISTORCENDO INFORMAÇÕES E FATOS COMO BOM SERVO QUE É DA MÍDIA GOLPISTA QUE O EMPREGA.

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/o-unico-manifestante-que-atendeu-a-convocacao-culpa-a-midia-golpista-pelo-fiasco-do-protesto-contra-a-midia-golpista/



Que a mídia no Brasil é um oligopólio concentrado nas mãos de algumas famílias das classes dominantes eu já sabia.

Que a mídia mente, falseia , inventa e reproduz ideologias burguesas, eu também sabia. Mas o que não imaginava mesmo é que, eu, um simples blogueiro e professor de escola pública, me converteria em assunto na falta deste, a um colunista da revista VEJA. Avisado por uma amiga acessei um link que me jogou no blog do Augusto Nunes. A manchete de imediato chamou me  a atenção, porém, na medida em que avançava na leitura, fui surpreendido ao me ver noticiado como sujeito principal do texto. Fui qualificado pelo "jornalista" como orador representante dos "20 gatos pingados, que nem estudante é, e que, se não mentiu, é professor". O que se segue é uma série de reproduções de minhas falas com objetivo claro de me achincalhar e me associar a uma persona non grata desta publicação, o "cumpanheiro". O grande equívoco desse colunista, no entanto, foi reproduzir da forma mais imbecil possível a ideologia da revista que o emprega. Fiel ao estilo do patrão, veicula informações desconexas num texto de gosto duvidoso, que faz a alegria de leitores incautos, desprovidos de senso crítico e manipulados, conforme se vê nos comentários deixados em seu blog.

Agora vamos ao dado concreto

Eu fui atraído ao vão do MASP naquela tarde de sábado, 17 de Setembro, por meio de uma publicidade no Facebook. Meu objetivo era gravar o evento para usá-lo como ferramenta didática em apoio às minhas aulas, pois o assunto no bimestre, coincidentemente era a mídia. Essa prática inclusive, de utilização das novas tecnologias, consta nos parâmetros curriculares do ensino médio da Secretaria da Educação. Assim, me dirigi ao local com esse único intuito. Ao me situar, por meio dos "meia dúzia de gatos pingados que lá estavam", segundo o colunista, dos objetivos do movimento, me simpatizei de pronto com a causa e passei a narrar aos meus alunos em forma de vídeo aula. Ou seja, eu não tinha nada a ver com o movimento. Fui cumprir meu papel de professor de sociologia e encontrei voluntários segurando faixas que simplesmente  se identificaram com a causa que os arregimentou. Não tinha nada a ver com milicianos da CUT ou do PT como o colunista induz a pensar em seu texto tendencioso e desprovido de qualquer ética jornalística, como é comum a essa publicação.  O que me causa ainda mais repulsa é a maneira deselegante, irônica e desrespeitosa com que este colunista dirige se aos poucos que ousam solidarizar se comigo nos comentários perdidos em meio aos aplausos da insensatez.

Não obstante a tudo isso, tenho mais é que agradecer ao Augusto Nunes por ter dado tanta visibilidade ao meu vídeo. Na tentativa de desmoralizar um movimento legítimo,  O MSM - Movimento dos sem Mídia, ele alçou este movimento ao reconhecimento dos que lhe ignoravam, por absoluta falta da informação que a a mídia deveria prover.Quanto a este simples professor que vos escreve, tal episódio só serviu para mostrar-me que estou no caminho certo ao politizar meus alunos e preveni-los contra essa mídia golpista.

Aos quase 2500 membros da Juventude Politizada do Brasil, comunidade do Orkut,  formada por alunos da rede pública de ensino, meu grande abraço e a certeza de que vocês estão reescrevendo a estória da educação nesse país. Ao "jornalista", meu agradecimento e à VEJA, meu desprezo.

25 comentários:

Bia disse...

O prezado Augusto Nunes, deveria ter se informado sobre o trabalho que o nosso profº de sociologia tenta desenvolver conosco, pois se ao menos tivesse conhecido a proposta de nossa comunidade veria que ele não estava no papel de “combatente solitário”, como mencionado, e sim, de representante de uma classe de jovens que tenta arduamente ser reconhecido como politizados. E em momento nenhum citou que o fracasso do protesto foi a falta da midia corrupta e sim a falta de divulgação que ela poderia ter exercido sobre o ocorrido. Esperamos que o blog divulgue uma retratação. Bianca (Salotti)

Marcelo de Paula disse...

Taí Bia uma coisa que essa publicação não faz. Eles "informam" sem se informar primeiro. Foi assim por todo o governo LULA e é assim no governo DILMA. Uma revista a serviço da alienação, representante maior de uma mídia golpista e comprometida com a manutenção do status quo, que lhe é favorável...dominação...mas eles vão ter que engolir atravessado a "Juventude Politizada do Brasil", das escolas públicas sucateadas pelo Estado.

The Shadow disse...

Augusto Nunes pode estar achando que vai desmoralizá-lo, mas será exatamente o contrário. Nós agradecemos ao professor pelo "elo sagrado" aluno&professor, o jeito com que ele nos responde não nos fere de maneira alguma. Tal como o senhor sabemos que para ir a briga temos que enfrentar qualquer coisa. Se ele te deu tanta importância é porque você ousou de merece-la.

Marcelo de Paula disse...

Agradeço de coração, seu incentivo e a parabenizo por sua clareza e senso crítico. Grande abraço.

Algelinda disse...

Marcelo vc nos enche de orgulho.

Gostaria muito que meus filhos tivessem a oportunidade de ser um de seus alunos...parabéns.Algelinda.

Adriana Merquiades Brandão disse...

Nos dias a atuais a imprensa não está se preocupando com as informações publicadas ... Ao caro Augusto Nunes só tenho a agradecer, pois conseguiu divulgar mais ainda o projeto de sociologia de meu professor Marcelo (e alunos). Essa mídia de hoje está como se diria antigamente "marrom".

Obrigada. Adriana M. Brandão (Alberto Salotti)

FILIPE LEVI disse...

Parabéns, Marcello! Orgulhe-me de ser seu sobrinho. Tem que esculachar esses alienados da direita mesmo (eu sou de direita, mas não concordo com a manipulação que esses golpistas fazem). Te dou o maior apoio para desmoralizar a Rede Globo e a Veja.

Estela disse...

Parabéns Marcelo, o seu texto diz tudo, a mídia é manipuladora e como isto ficou tão claro no texto do colunista da Veja Augusto Nunes, continue com o seu trabalho, precisamos mudar o Brasil e você já esta dando o primeiro passo conscientizando essa JUVENTUDE POLITIZADA DO BRASIL.
PARABÉNS VÁ EM FRENTE

Marcelo de Paula disse...

Obrigado a todos vocês, aqui a VEJA não pode censurar. Lá no cantinho do Augusto Nunes, eles não publicam comentários que me apoiam...

The Shadow disse...

Pois é professor, já comentei inúmeras vezes, e nosso comentário é censurado porque ele como parte da mídia golpista só pensa em alienar a manipular os pensamentos alheios, a burguesia que é sua platéia nada mais fara do que continuar te criticando... Mas quem liga? Nós estamos a seu favor e não da Abril, Veja ou do Augusto Nunes, que é mais um servo da mídia mesmo.
Esqueci de me identificar, sou eu Talitha Victoria, *-* Bjs.

Victor Vaanbaske disse...

Professor... Já tentou colocar isso em uma publicação maior?
Hm... Eu diria uma rede de TV, ou qualquer coisa do tipo. Claramente você tem o direito de resposta e deveria agir de imediato para este direito. Ele está apagando os comentários que te "defende", porém você não é obrigado a ficar "ouvindo" algo que possa te difamar. Apesar da nossa querida mídia realmente tentar controlar diretamente a alienação das pessoas, eu acho que você poderia divulgar ainda mais este texto deles. Sei que você está realmente tentando, pois li no seu ORKUT.
Bom, espero que consiga.

Marcelo de Paula disse...

Muito obrigado Vitor, estou sim com alguns contatos na RECORD e vou agora por sua sugestão à Rede TV. Tenho confirmação de que a CUT se manifestará na segunda feira em suas mídias e também o PT...obrigado pelo apoio e pela solidariedade. Por hora estou contando com os amigos da REDE e o poder da multiplicação...grande abraço, amigo.

Eduardo Stella disse...

Eu fui escrever favoravelmente ao Marcelo na coluna do Sr. Augusto e este simplesmente distorceu meus comentários, modificou-os deliberadamente e foi além. Ainda fez a leviana acusação da voz do vídeo ser minha. Lamentável.

Marcelo de Paula disse...

Edú...os colunistas dessas grandes mídias são infelizes. Eles não podem escrever o que pensam, se é que pensam, mas são obrigados a seguir a linha editorial do que os explora. Mídia independente é na blogosfera, que não tem rabo preso e o único compromisso é com a causa que defende e com a ética em respeito aos seus leitores.

Marcelo de Paula disse...

Vejam, esse diálogo onde meu amigo Edú questiona o colunista:

Eduardo - 23/09/2011 às 21:43
Sr Augusto
Será pq ele Marcelo é um professor? A liberdade de expressão nunca poderá ser retirada de um cidadão.

Então responda: onde é que o Marcelo é professor? Até agora, ele se nega terminantemente a revelar a escola que resolveu castigar os alunos.

(Eu não mencionei as escolas como dei várias outras informações, ele selecionou só as escolas para publicar, as demais coisas que escrevi, ele simplesmente ignorou porque depunha contra sua "reportagem"...Nunca vi um colunista tão medíocre.)

Marcelo de Paula disse...

melhor dizendo, "eu não só mencionei as escolas", como também...

Marcelo de Paula disse...

Veja como ele trata uma das melhores alunas do Salotti:

Talitha Victoria - 23/09/2011 às 22:27
Eu sou aluna do Marcello…

Ou diz o nome da escola ou cai fora.

(Esse são dos poucos comentários em minha defesa que ele permitiu e, ainda assim, "VEJA" a educação dele...pois é isso pessoal. O que falamos sobre a mídia em sala é ou não verdade?

Marcelo de Paula disse...

Veja como ele trata uma das melhores alunas do Salotti:

Talitha Victoria - 23/09/2011 às 22:27
Eu sou aluna do Marcello…

Ou diz o nome da escola ou cai fora.

(Esse são dos poucos comentários em minha defesa que ele permitiu e, ainda assim, "VEJA" a educação dele...pois é isso pessoal. O que falamos sobre a mídia em sala é ou não verdade?

Marcelo de Paula disse...

Taís Cardoso - 24/09/2011 às 16:27
Augusto veja melhor os fatos antes de fazer a coluna, por favor!

O vídeo foi falsificado, jovem-politizada-Taís?

("VEJA" o sarcasmo e desprezo do colunista - o "jornalista" não sabe o que é fato)

Marcelo de Paula disse...

Marcelo de Paula - 23/09/2011 às 22:59
Meu caro colunista Augusto Conte, sou professor sim da Rede pública estadual paulista, professor contratado categoria “o” e leciono em duas escolas estaduais na esquecida periferia sul de São Paulo. São os colégios “Professor Alberto Salotti” e “Mademoiselle Perillier”. No vídeo me dirijo aos jovens de minha comunidade virtual “Juventude Politizada do Brasil” (Orkut). Isso é o que tenho a informar de momento. De resto, estou preparando uma resposta que deverá chegar à sua redação. Muito obrigado por me promover e por tornar conhecida minha causa que se soma a milhares de outros, ou seja, o combate a uma mídia tendenciosa e que não apura os fatos para publicá-los decentemente. Espero sinceramente que publique na íntegra, uma vez que reclamou minha ausência até esse momento.

Pegue pesado com os alunos, professor. Eles deveriam ter comparecido ao protesto contra a mídia golpista. Se eu fosse você, daria zero pra todo mundo. E não deixe em branco o sumiço dos milhares que apoiam a causa. O Wagner, amigaço e gente boa, foi. Por que o resto da turma ficou em casa, em vez de juntar-se à guerra no vão do Masp? A turma da coluna gostou de conhecer um tipo de professor que só existe no Brasil. Quer mais vídeos. Estou tentado a publicar aquele sobre a causa palestina. Se achar que outros são mais relevantes, é só mandar. Beleza? Vô nessa.

(Aqui é um festival de desinformação da parte deste pobre colunista. Primeiro que eu não organizei mobilização nenhum e fiz a vocês um convite na comunidade para os que pudessem comparecer em cima da hora, pois foi o momento em que decidi participar, mas já com o intuito de filmar para nossa JPB, ou seja, ele deu a interpretação que quis dar, segundo a conveniência de sua patroa, a VEJA, sim, porque ele não tem opinião própria)

Bia disse...

Meus comentários foram censurados, não somente uma vez, mas em todas as minhas tentativas de respostas a Veja. Me perguntaram o por quê não compareci a manifestação, e na tentativa da resposta, me censuraram, A Veja se mostrou uma mídia tão currupta e tão falsária, que só publica comentarios desrespeitosos ao profº Marcello, a comunidade e aos alunos.

Dentre eles, estava lá:
"Use o espaço que tem. Não publico nada por lá nem você aqui. Use essa conversa fiada com a “juventude politizada”. Aprenda a escrever e pare de enganar alunos. Como “professor” da rede pública, você é sustentado por nós, os pagadores de impostos. Comece a justificar o salário. "

E na tentativa de respondê-los, muitos comentarios de alunos foram excluidos injustamente.

O Sr, Augusto Nunes no minimo, deveria dar as respostas coerentemente com as informações fornecidas pelos alunos,e não simplismente distorcê-las com tamanha incompetencia e falta de carater.

Bianca Campos.

Maria Heloisa disse...

Realmente, está mais que claro! Mais uma vez essa mídia suja , que afronta tudo que se relacione com a VERDADE no Brasil, tenta virar para o seu lado mais assuntos que deveriam estar sim , em jornais revistas e todos os meios de comunicações possíveis , assim tentando mostrar a todos o que realmente acontece por traz de tudo isso. Fico muito enojada com os argumentos sem caráter desse sujeito Augusto Nunes , Além de não ter um motivo plausível para essa crítica ao Profº Luiz Marcello , que ao contrário de muitos outros cidadãos , tenta da melhor maneira possível passar conhecimento aos seus alunos , e não tendo que empurrar tudo com a "barriga" e fingir satisfação em um país que ainda tem muita coisa a ser mudada e infelizmente uma mídia que aliena cada vez mais as pessoas , que não tem discernimento , e não conseguem por falta da politização correta , definir o que é certo ou errado , pois a mídia golpista usa de muitas armas onde cada vez mais destroem a população as afogando em um monte de lixo , mentiras e hipocrisia.
Não vou dizer que os comentários do Sr. Augusto Nunes foram "totalmente" sem fundamento , pois sem essa "brecha" que ele deu , mostrando-se intimidado e sem nenhum conhecimento do ocorrido , fez com que a comunidade JPB ficasse mais conhecida , e assim partindo para um ponto mais alto!


Maria Heloisa

História Corrente disse...

Augusto Nunes é conhecido na mídia como um mau jornalista. Ele não tem escrupulo algum e já está com um alista cheia de inimigos, já que sempre que opina sobre algo, tem a péssima mania de ofender pessoal ou moralmente alguem. Sua lista de processos só está crescendo e vai chegar um momento em que terá que se retratar. Mas isos não importa. O importante é visibilidade, é a divulgação do que este mau jornalista está fazendo. OU seja, ele está praticando o que é imperdoável em uma democracia: ditadura. Pensem agora alunos, que é uma chance de vocês relacionarem os fatos...realmente estamos em uma democracia, mas ela funciona? Democracia seria o direito de difamar, denegrir, insultar, tentar desmoralizar alguém que não concorda com sua opinião? Isso é direito de "manifestação do pensamento?". Viram como é importante cada vez mais a conscientização de vocês, para que não caiam nestas armadilhas da "Mídia"? qual o interesse deste indivíduo em denegrir o professor? O interese é desmoralizá-lo frente a alunos para que não possa mais desenvolver o seu trabalho, que é a CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA". Fiquem firmes, não se incomodem com os insultos e sobretudo, apoiem o professor Marcello.

História Corrente disse...

Augusto Nunes é conhecido na mídia como um mau jornalista. Ele não tem escrupulo algum e já está com um alista cheia de inimigos, já que sempre que opina sobre algo, tem a péssima mania de ofender pessoal ou moralmente alguem. Sua lista de processos só está crescendo e vai chegar um momento em que terá que se retratar. Mas isos não importa. O importante é visibilidade, é a divulgação do que este mau jornalista está fazendo. OU seja, ele está praticando o que é imperdoável em uma democracia: ditadura. Pensem agora alunos, que é uma chance de vocês relacionarem os fatos...realmente estamos em uma democracia, mas ela funciona? Democracia seria o direito de difamar, denegrir, insultar, tentar desmoralizar alguém que não concorda com sua opinião? Isso é direito de "manifestação do pensamento?". Viram como é importante cada vez mais a conscientização de vocês, para que não caiam nestas armadilhas da "Mídia"? qual o interesse deste indivíduo em denegrir o professor? O interese é desmoralizá-lo frente a alunos para que não possa mais desenvolver o seu trabalho, que é a CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA". Fiquem firmes, não se incomodem com os insultos e sobretudo, apoiem o professor Marcello.

Marta G.Fonseca disse...

Meu desprezo a este jornalista e admiração a este sociólogo que vai (é está) conseguindo politizar uma juventude das escolas públicas que vergonhosamente são sucateadas pelo Estado.Continue,professor,um dia seu trabalho será reconhecido. Sr Augusto distorce as informações,demonstrando com isso sua incompetência e falta de caráter.
Continue,Marcelo,não esmoreça,essa juventude precisa de mais professore com sua competência e caráter.Acredite em seus sonhos.
10/12/2012